domingo, 19 de setembro de 2010

O olho da aranha

A visão das aranhas-saltadoras é ainda mais extraordinária do que se pensava.

Como a maioria das aranhas, as aranhas-saltadoras possuem oito olhos, dos quais um par é vestigial e outro é relativamente grande e direcionado para a frente. Quanto aos dois outros pares, pensava-se serem simplesmente sensores de movimento.

Contudo um experimento realizado pelo estudante de PhD Daniel Zurek, da Universidade Macquaire, derrubou essa ideia. Ele cobriu os olhos principais e o par menor posterior de 52 aranhas da espécie Servaea vestita com silicone dental removível, mantendo apenas o par menor anterior descoberto.

Os resultados foram inesperados: mesmo com apenas um dos pares secundários descoberto, as aranhas eram capazes de perseguir moscas e pontos se movendo numa tela, até mesmo pontos pouco contrastantes com o fundo, que eram muito difíceis de outros animais detectarem. Considerando o pequeno tamanho destes olhos, isto demonstra uma eficiência admirável.

Outro fato interessante é que estas aranhas possuem cerca de 500 mil neurônios, o que é metade do que uma abelha possui. Muitos deles são dedicados aos olhos, até mesmo aos vestigiais. Segundo Ximena Nelson, supervisora de Zurek, há uma possibilidade de que "muitas das decisões são feitas mais próximas do nível da retina do que do cérebro".

Fonte: http://www.australasianscience.com.au/article/issue-september-2010/eye-spider.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário