sábado, 14 de novembro de 2009

Moscas-escorpiões: abelhas da pré-história

Reconstrução de mecópteros polinizando coníferas. Créditos:  Mary Parrish. Department of Paleobiology of the National Museum of Natural History.
Antes do surgimento das Angiospermas, as plantas com flores, o mundo era dominado pelas coníferas e cicas. Acreditava-se assim que o mais provável é que a polinização destas plantas era realizada pelo vento e pela água, como continua a ser com estes grupos hoje em dia. A polinização por insetos teria surgido só após o aparecimento das primeiras plantas com flores.
Descobertas recentes, no entanto, indicam que a polinização por insetos pode ser mais antiga do que se imaginava, precedendo as flores.
Insetos da ordem Mecoptera (chamados de "scorpionflies" em inglês, literalmente "moscas escorpião") parecem já ter sugado líquidos semelhantes a néctar em coníferas e samambaias há milhões de anos, segundo fósseis recentemente examinados. O aparelho bucal de formato tubular seria capaz de sorver néctar de pelo menos cinco espécies diferentes de coníferas. O único problema com a teoria é a falta de grãos de pólen fossilizados em tais insetos, contudo eles podem ter sido destruídos pela oxidação com o passar do tempo.
Entre o elenco que compunha estes primeiros polinizadores, cita-se as espécies Jeholopsyche liaoningensis e Vitimopsyche gloriae.
Fonte: http://www.livescience.com/animals/091105-scorpion-nectar.html
Mais uma curiosidade sobre Mecoptera: estudos filogenéticos (Michael F. Whiting, 2002) mostraram que as pulgas são seus parentes próximos. provavelmente as pulgas tendo derivado de um grupo de Mecoptera que se tornou bastante especializado.

Um comentário:

  1. Se elas são parentes das pulgas atuais,me parece mais provável que elas usassem seu aparelho bocal tubular para sugar seiva que para sugar néctar,já que não foi achado nenhum pólen em seu corpo.

    ResponderExcluir